Envelhecimento e Exercício Físico
O conceito de envelhecimento está ligado à um conjunto de fenômenos biológicos, fisiológicos, sociais e psicológicos, que ocorre com todos os seres vivos. Um agente considerável para se obter um envelhecimento saudável é a atividade, podendo ser ela à prática de exercícios físicos individuais ou em grupo.
QUALIDADE DE VIDA
Alex Pessoa
8/1/20231 min read
O envelhecimento do organismo como um todo se relaciona com o fato das células somáticas do corpo começarem a morrer e não serem substituídas por novas, como acontece na juventude. Isso está ligado, entre outros fenômenos, ao envelhecimento celular. Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, sua saúde e sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido. A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce. Além disso, o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também colabora para a pele envelhecer antes do tempo.
Exercícios físicos podem ser definidos com qualquer movimento que envolve um gasto energético de curta (anaeróbico) ou longa (aeróbico) duração, com a finalidade de melhoria das capacidades físicas. Os exercícios aeróbicos são aqueles que se utilizam do oxigênio como fonte de energia para as contrações musculares, sendo de intensidade leve ou moderada. Já os exercícios anaeróbicos são aqueles de intensidade mais elevada, que necessitam de esforço intenso, no entanto de curta duração promovendo a formação de ácido láctico.
Sendo assim define-se que exercícios aeróbios tendem a desenvolver a resistência muscular e os exercícios anaeróbicos o desenvolvimento da força e potência muscular. Ambos ativam a circulação, fortalece a musculatura, melhora a autoimagem, aumenta a autoestima e produz bem-estar físico.
